top of page

Atividades montessorianas em casa

Atividades montessorianas são direcionadas no desenvolvimento da autonomia e independência da criança, estimulação da coordenação, motricidade e experiência sensorial.

Na minha casa adotei o método Montessori, introduzindo móveis mais adequados ao tamanho das crianças e dividindo a nossa casa nas áreas com funcionalidades especiais.

No quarto das crianças temos cama-casinha num tamanho mais confortável às crianças quando saem do berço (área de sono).

As estantes são abertas para brinquedos de madeira (área de brincadeiras). As estantes para biblioteca são arrumadas com os livros virados para as crianças (área de leitura) e um tapete na cor bege para não poluir o canal visual das crianças. Nos banheiros tem cadeirinhas e escadinhas de madeiras para as crianças poderem subir sozinhos para lavar as mãos e escovar os dentes (área de higiene).


Na cozinha temos uma torre de aprendizagem que possibilita eles subirem para pegar água do filtro sozinhos e me ajudarem a cozinhar. A torre eu projetei sozinha para garantir a segurança para meus filhos.


Na sala temos mais estantes para livros e duas mesinhas de madeira (área de arte), para poderem brincar com massinha (esculpir e desenhar). Temos mais uma estante na sala com materiais sensoriais (sementes, conchas, pinhas, panos, batons, massinha) que eles usam para montar os vários projetos, por exemplo geográficos, imitando os continentes com panos e colocando os bichinhos nos continentes, enfeitando as passagens com pinhas, sementes, gramas e pedras.


Para os passeios nós usamos muita bicicleta. Pré Bike sem rodinha nós usamos a partir de 1,8 meses para desenvolvimento do equilíbrio e função motora grossa. Jogamos muita bola, fazemos trilhas na floresta para coletar os produtos da natureza para as nossas brincadeiras em casa. Observamos a natureza e conhecemos o nosso mundo através das próprias experiências.


As brincadeiras que iniciamos em casa são as brincadeiras com pequenos objetos, como separar os feijões e nozes dos outros grãos, incluindo sementes (brincar com arroz pintado), cubos, pirâmides, desenhar, usamos massa de modelar para fazer as figuras e usamos massinha para coloração com massinha, além de exercícios físicos para estimular a motricidade grossa. Por exemplo, andando ao longo da linha, jogando bola.


Muitas atividades são “atividades de vida prática” como ajudar na cozinha, lavando legumes e frutas, colocando ou retirando roupas no varal, descascando bananas, manejando líquidos e grãos, trabalhando no jardim.


Bem, como vimos, são atividades necessárias para uma vida autônoma e autoconfiante. Envolver a criança o mais cedo possível na ajuda em casa, proporcionando momentos de companheirismo e cooperação.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page